sábado, 18 de abril de 2009

Mar adentro - Portimão (2)


João António Júdice Fialho
(continuação)

Após o falecimento de Júdice Fialho em 1934, todos os seus bens passaram à propriedade da viúva e herdeiros, que constituíram empresa ainda no decorrer desse mesmo ano. Porque a pesca longínqua se revelou desastrosa nesta época, a que acrescia a necessidade de motorizar os lugres, levou ao divórcio com a pesca do bacalhau, pelo que a nova gerência concentrou-se na pesca costeira e depois na pesca do alto, com igual sentido de oportunidade e promissor desenvolvimento.
Não surpreende portanto que parte dos lugres tenham sido postos à venda. Com esta medida, considerando que os lugres podiam continuar a navegar no serviço de cabotagem costeira, dá-se por extinta a pesca do bacalhau com base a partir dos portos algarvios. Do lugre empregue na cabotagem, mais os 3 lugres empregues durante os anos vinte na pesca, consegui apurar terem todos eles passado à propriedade da viúva e herdeiros, ainda em 1934. Depois viveram destinos diferentes, como segue :

O lugre de 3 mastros “ALGARVE 3º”
Nº Oficial : 612 > Iic.: H.A.L.C. > Porto de registo : Portimão
Cttor.: Manuel M. Bolais Mónica, Gafanha da Nazaré, 1921
Tonelagens : Tab 222,00 to > Tal 162,00 to
Comprimentos : Pp 35,11 mt > Boca 9,05 mt > Pontal 3,73 mt
Máquina : Sem motor auxiliar

Foi vendido a Daniel da Silva, de Portimão, em 1935, alterando o nome para “ALGARVE TERCEIRO”, continuando ligado à cabotagem nacional e internacional.

Nº Oficial : 612 > Iic.: C.S.C.F. > Porto de registo : Portimão
Cttor.: Manuel M. Bolais Mónica, Gafanha da Nazaré, 1921
Tonelagens : Tab 222,14 to > Tal 161,70 to
Comprimentos : Pp 35,10 mt > Boca 9,05 mt > Pontal 3,73 mt
Máquina : Sem motor auxiliar
Equipagem : 10 tripulantes

Afundou-se em local não especificado ao largo da costa portuguesa, no dia 24.01.1937. A notícia indica que os náufragos foram recolhidos pelo vapor norueguês “Bra-Kar”, da empresa Fred Olsen Lines, de Oslo. Este navio construído na Noruega em 1929, tinha uma Tab de 3.778 to., 111,40 metros de comprimento e 15,80 metros de boca.

O lugre de 4 mastros “ALGARVE 2º”
Nº Oficial : 605 > Iic.: H.A.G.S. > Porto de registo : Portimão
Construtor : Joaquim Pedro de Sousa, Portimão, 1921
Tonelagens : Tab 459,73 to > Tal 388,31 to
Comprimentos : Pp 39,32 mt > Boca 8,75 mt > Pontal 4,93 mt
Máquina : Sem motor auxiliar

Manteve-se na propriedade da viúva e herdeiros de Júdice Fialho até 1941, desaparecendo dos registos a partir de 1942. Sem rasto.

O lugre de 3 mastros “ALGARVE 4º”
Nº Oficial : 605 > Iic.: H.A.G.S. > Porto de registo : Portimão
Construtor : Tobias de Lemos, Aveiro, lançado Maio de 1921
ex “Rigel”, Soc. Construção e Pesca Lda., Aveiro, 1921-1922
Tonelagens : Tab 273,20 to > Tal 259,54 to
Comprimentos : Pp 41,60 mt > Boca 9,00 mt > Pontal 4,00 mt
Máquina : Sem motor auxiliar

Foi vendido a Joaquim dos Santos Pité, Lda., de Faro, em 1937, tendo alterado o nome para “AMIZADE SEGUNDO”, passando ao serviço de cabotagem nacional e internacional. Navega desde então com os seguintes detalhes :

Nº Oficial : 700 > Iic.: C.S.C.G. > Porto de registo : Faro
Construtor : Tobias de Lemos, Aveiro, lançado Maio de 1921
ex “Rigel”, Soc. Construção e Pesca Lda., Aveiro, 1921-1922
Tonelagens : Tab 296,21 to > Tal 224,02 to
Cpmts.: Ff 46,36 mt > Pp 40,08 mt > Boca 9,09 mt > Ptl 3,83 mt
Máquina : Skandia, Suécia, 1937 > 1:Sd > 260 Bhp > Veloc. 9 m/h
Equipagem : 11 tripulantes

Não aparece no registo de navios naufragados. Desaparece da lista de navios nacionais em 1941. Sem rasto.

O lugre de 3 mastros “ALGARVE 5º”
Nº Oficial : 614 > Iic.: H.A.L.Q. > Porto de registo : Portimão
Construtor : Joaquim Pedro de Sousa, Portimão, 1923
Tonelagens : Tab 379,55 to > Tal 360,58 to
Comprimentos : Pp 38,75 mt > Boca 9,50 mt > Pontal 3,75 mt
Máquina : Sem motor auxiliar

Foi vendido a José Braz Alves, de Faro, em 1935, tendo alterado o nome para “VAGABUNDUS”, passando ao serviço de cabotagem nacional e internacional. Muda os detalhes para :

Nº Oficial : 696 > Iic.: C.S.C.H. > Porto de registo : Faro
Construtor : Joaquim Pedro de Sousa, Portimão, 1923
Tonelagens : Tab 331,01 to > Tal 251,78 to
Comprimentos : Pp 41,36 mt > Boca 9,91 mt > Pontal 3,53 mt
Máq.: Volund, Dinamarca, 1935 > 1:Sd > 220 Bhp > Veloc. 8 m/h
Equipagem : 12 tripulantes

Foi novamente vendido, desta feita à Empresa de Pesca Figueirense, em 1938, tendo alterado o nome para “PESCADOR”, regressando à pesca do bacalhau, serviço intercalado com viagens de cabotagem. Fica desde esse ano com o seguinte registo :

Nº Oficial : B-269 > Iic.: C.S.C.H. > Porto de registo : F. da Foz
Construtor : Joaquim Pedro de Sousa, Portimão, 1923
Tonelagens : Tab 332,36 to > Tal 232,80 to
Cpmts.: Ff 48,14 mt > Pp 41,36 mt > Boca 9,91 mt > Pontal 3,53 mt
Máq.: Volund, Dinamarca, 1935 > 1:Sd > 220 Bhp > Veloc. 8 m/h
Equipagem : 12 tripulantes

Não aparece no registo de navios naufragados. Desaparece da lista de navios nacionais em 1944. Sem rasto.

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